Com o tempo, a cidade se alastrou em direção da Vila Nova, e vice-versa, de tal modo que o povoado se tornou bairro, num dos pontos mais altos de Carira.
Alguém hoje sabe ou já indagou a causa do nome desse bairro?
As autoridades competentes o batizaram de Bairro Getúlio Vargas, mas esse nome nunca se popularizou, nunca passou de formalidade. O nome pelo qual a população sempre o chamou, desde o princípio até hoje, é Vila Nova.
Quem mais do que o povo tem força para dar nome a bairros?
Entre a atual baixa do Saco Torto e o citado loteamento havia dois campos de futebol, em que jogavam times amadores famosos na época - o do Palestra e o do Vila Nova. Era comum haver, num mesmo dia e horário, jogos nos dois campos. Depois de certo tempo foi extinto o campo do Vila Nova, e o time se mudou. Chegamos a vê-lo em outro campo nas imediações do Ponto Chique. Mas essa mudança não o impediu de emprestar, com muita espontaneidade, seu nome ao bairro. O do Palestra porém permaneceu por lá até meados da década de 90. Ainda hoje nos lembramos das partidas em que se enfrentavam Palestra, Vila Nova, Rodoviária, Travessão e outros que não nos ocorrem.
Atualmente vemos tudo completamente urbanizado. Entre a rua José Nunes da Silva e avenida 13 de Maio se situava o campo do Vila Nova, e na praça do ginásio de esportes ficava o do Palestra.
Vicencia Maria de Souza, moradora da Vila Nova, nos ajudou na obtenção destes dados.
REEDIÇÃO DE UM TEXTO PUBLICADO EM AGOSTO DE 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário