domingo, 16 de agosto de 2020

Uma imensa família Souza nas Caatingas de Pedro Alexandre

Em meados do século XIX, em local e data que não sabemos precisar, começaram a se constituir as famílias dos irmãos Inácio Martins de Souza e Domingos Martins de Souza. Seus filhos e netos, que não eram poucos, foram proprietários de terras nas caatingas do atual município de Pedro Alexandre, que à época pertencia a Jeremoabo, no estado da Bahia, em localidades como Deserto, Tontinha, Quati, Toca da Onça, Tanque Novo, Lagoa das Pedras, Pindoba e muitas outras.
Dizia-me meu saudoso pai, Teodoro José de Souza, serem eles filhos do vaqueiro João Martins, fundador de Carira, em Sergipe. A propósito, em sua obra Retalhos de História (1965), o primeiro prefeito desse município, Olímpio Rabelo, afirma haver descendentes desse pioneiro no Rio do Peixe, situado na região mencionada. 
Como marca desse tempo, existe uma obra fundada por Inácio Martins de Souza: o rústico cemitério de Nossa Senhora da Guia, no Deserto.
Falaremos um pouco dessas famílias, de modo parcial, como em qualquer trabalho desta natureza. Primeiramente dos descendentes de Inácio e mais adiante dos de Domingos.

Inácio Martins de Souza era pai de numerosa família: João Inácio de Souza, Paulino Inácio de Souza, Tomás Inácio de Souza, Macário Inácio de Souza (Bibio), José Inácio de Souza, Antônio Inácio de Souza e Maria Eusébia do Bonfim (Não se sabe se houve outros). Esses irmãos eram conhecidos como os "Inácios" e são aínda hoje os principais ascendentes dos moradores da região que citamos no início do texto, além de terem muitos descendentes no vizinho município sergipano de Carira.

- João Inácio de Souza era casado com Inês Maria de Jesus, filha de Brás de Souza Freire e Teresa Maria de Jesus. Quando idoso, morava no Tanque Novo, próximo ao Deserto, e tinha propriedade no Quati, vizinho ao Rio do Peixe, em Pedro Alexandre. Morreu em 1° de novembro de 1939. Entre seus muitos filhos, havia Guilherme Martins de Souza, Cassemiro Martins de Souza, Daniel João de Souza, Joaquina Maria de Jesus, Alta Maria das Virgens, Maria José, Teresa, Vicencia Princesa de Souza e Maria Alves de Souza, minha avó materna. Com a exceção desta última, todas as filhas de João Inácio se casaram com primos de primeiro grau.

- Paulino Inácio de Souza era casado com a prima Maria Rosalina dos Santos, apelidada de Santa, filha de Domingos Martins de Souza. Seus filhos eram José Paulino de Souza, Maximiano Paulino de Souza (Maxi), Pedro Paulino de Souza, Juvêncio Paulino de Souza e Marcolina Maria dos Santos.
José Paulino de Souza contraiu núpcias com a prima Isabel Maria de Souza, filha de Manuel Joaquim de Souza. Seus filhos eram Josefa, João José de Souza, Andrelina Maria de Souza, José Paulino Filho (Zezé), Heráclia Maria de Souza, Geraldo José de Souza, Abílio e Teodoro José de Souza, pai do autor deste texto.
Teodoro José de Souza nasceu em 7 de janeiro de 1923, nas caatingas de Pedro Alexandre, Bahia, e morreu em 13 de junho de 1992, em Aracaju, Sergipe. Em fins da década de 1940, casou-se com Vicencia Maria de Souza, filha de Martinho Nunes de Souza e Maria Alves de Souza. Fica declarado neste parágrafo meu orgulho de ser fruto dessa união.

Até agora, limitei-me a tratar dos meus ascendentes diretos por parte de Inácio Martins de Souza. A partir daqui, falarei sobre outros filhos dele e de suas respectivas descendências, expondo a imensidão destas famílias tão ligadas por laços de sangue:

- Não se sabe de descendentes de José Inácio de Souza.

- Maria Eusébia do Bonfim (Eusébia), era a única filha de Inácio de que já tivemos notícia. Nunca soubemos se havia outras. Seu marido chamava-se Bernardino José de Sena, filho de Brás de Souza Freire e Teresa Maria de Jesus. Moravam nas adjacências do Cipó de Leite, em Pedro Alexandre. Tiveram também muitos filhos. Paulina Dionília de Sena, Antônia, Graça, Jardilina, José Bernardino de Souza (Zezé Bernardino), Felismino de Souza Freire (Filó) e Idalina de Souza Sena eram alguns deles. 
Idalina era a mãe do senhor João Caetano de Souza, conhecido marceneiro da cidade de Carira, Sergipe.

- Tomás Inácio de Souza e Maria Rosa de Jesus constituiram numerosa família. Seus filhos eram Antônio Tomás de Souza, João Tomás de Souza, Joaquim Tomás de Souza, Pedro Tomás de Souza (Pedro Guia), José Tomás de Souza, Atanásio Martins de Souza, Josefa Agostinha de Jesus, Maria do Nascimento de Souza (Mariinha), Maria Senhora de Souza e outros. Esses irmãos, em sua maioria, casaram-se com parentes, a exemplo de Maria do Nascimento de Souza (Mariinha), que se uniu em matrimônio com Pedro Paulino de Souza, filho de Paulino Inácio de Souza.

- Macário Inácio de Souza era conhecido pelo apelido Bibio. Na prática, esse apelido acabou servindo de complemento informal para os nomes de seus filhos homens: Felismino Martins de Souza (Felismino Bibio), Felinto Macário de Souza (Felinto Bibio), João Paulo Martins de Souza (João Paulo Bibio), José Macário de Souza (Zé Bibio), João (João Bibio) e outros; das mulheres, citamos Josefa, Júlia e Maria Senhora dos Anjos (Dos Anjos), avó materna de Antônio José de Souza (Tonho de Zezinho), ex-vice-prefeito de Pedro Alexandre. Tal qual outras famílias da região, esses irmãos se casaram com parentes. Felinto Macário de Souza casou-se em primeiras núpcias com sua prima Marcolina Maria dos Santos, filha de Paulino Inácio de Souza. Há entre seus filhos, Doroteo Felinto de Souza, pai de uma família bem conhecida no povoado Descoberto, em Carira.

- Julião Inácio de Souza, pelo que se sabe, teve três filhas: Petronila, Minervina e Maria José. Maria José uniu-se em matrimônio com Juvêncio Paulino de Souza (Tutu), filho de Paulino Inácio de Souza. Petronila, por sua vez, criou a família no Salgadinho, em Pedro Alexandre.

- Antônio Inácio de Souza era casado com Paulina Maria de Jesus. Entre os filhos do casal havia José Antônio dos Santos, Geminiano Antônio de Souza, Rufina Maria de Jesus, João Antônio de Souza e outros.
Geminiano mudou-se para outras paragens, e seus filhos gêmeos Manuel Miguel de Souza e Germínio Antônio de Souza constituiram família no Quati e nas imediações do Cipó de Leite, interior de Pedro Alexandre.
Quanto a José Antônio dos Santos, era apelidado de Santo Inácio e morava no Carira, onde se casou, em 1901, com Maria Romana do Espírito Santo. Teve propriedade rural em lugar denominado Lagoa da Jurema, nos limites entre a Bahia e Sergipe, e no atual povoado Descoberto, em Carira, onde moram muitos de seus descendentes. Em suas terras, José Antônio fundou o cemitério daquela localidade, o qual todos chamamos Cemitério de Santo Inácio. A rua Santo Inácio, na cidade de Carira, tem este nome em homenagem a ele. 
Ananias José dos Santos (Zé de Santo) era filho de Santo Inácio e pai de dona Madalena Maria da Silva, esposa do saudoso vereador José Francisco da Silva (Zé Guarda). José Alberto da Silva (Beto de Zé Guarda) foi vereador e vice-prefeito de Carira. Outro neto ilustre de Zé de Santo é o professor José Ivan dos Santos, secretário de educação do município de Carira na gestão de Gilma Chagas.
Santo Inácio era o pai de duas matriarcas do povoado Perdidos, também em Carira, a saber, dona Madalena e dona Olívia, casadas respectivamente com os irmãos Maximino Alves de Oliveira e Francisco Alves de Oliveira. Dona Madalena era a mãe do senhor Paulo Alves de Oliveira, conhecido como Paulo dos Perdidos, morador daquele povoado.
Também filhos de Santo Inácio eram Josefa Maria de Jesus (Zifinha dos Olhos d'Água), Genário José dos Santos, Margarida Maria de Jesus e outros, todos falecidos.
A razão pela qual nos alongamos em falar dos descendentes de Antônio Inácio de Souza é o fato de haver entre eles pessoas influentes do município de Carira.

Conforme já dissemos, João Inácio de Souza era casado com Inês Maria de Jesus; Tomás Inácio de Souza, com Maria Rosa de Jesus; e Maria Eusébia do Bonfim, com Bernardino José de Sena. Neste particular, houve três casamentos entre duas famílias, já que Inês, Maria Rosa e Bernardino eram irmãos. Os três eram filhos de Brás de Souza Freire e Teresa Maria de Jesus. O fazendeiro Martinho de Souza Freire, famoso morador do povoado Carira no início do século XX, era também filho desse casal.
Encerra-se aqui a exposição da descendência de Inácio Martins de Souza, para em seguida falarmos da de seu irmão Domingos.


Domingos Martins de Souza era casado com Maria Valéria de Jesus. Não sabemos quantos eram os seus filhos, mas podemos mencionar alguns de quem ouvimos fartamente falar: Manuel Joaquim de Souza, Balbina Maria de Jesus, Maria Rosalina dos Santos (Santa) e Maria Vitória.

- Manuel Joaquim de Souza era casado em primeiras núpcias com Maria do Rosário. Os filhos dessa união foram Isabel Maria de Souza (Zabilinha), minha avó paterna; José Joaquim de Souza; e Ana. Em segundas núpcias, Manuel uniu-se a Maria Francisca de Jesus (Chiquinha), com quem teve muitos filhos, a exemplo de Santinho Joaquim de Souza, Altino Joaquim de Souza, Maria Francisca de Jesus Filha (Maria do Céu) e Firmino.

- Balbina Maria de Jesus era esposa de Antônio Nunes do Nascimento. Tornou-se viúva com a família ainda muito nova. Martinho Nunes de Souza, Maria Balbina de Jesus, Juvêncio e Jovina Maria de Jesus eram alguns de seus filhos.
Martinho Nunes de Souza era proprietário de terras no atual município de Pedro Alexandre. Sua mulher era Maria Alves de Souza, filha de João Inácio de Souza e Inês Maria de Jesus. Em meados da década de 1940, mudaram-se para o atual município de Carira, onde se estabeleceram em propriedade denominada Tanquinhos. O casal teve os seguintes filhos: José Martinho Nunes (Zezé), Fausto Martins de Souza, Manuel Martins Nunes, Vicencia Maria de Souza (minha mãe), Sabino Martins Nunes, Elesbão Martins Nunes, Firmina Maria dos Santos, Cesária Maria dos Santos e Gregório Martins Nunes. Ainda estão vivos os três últimos.
Vicencia Maria de Souza nasceu em 22 de janeiro de 1927; casou-se na década de 1940, com Teodoro José de Souza, de quem já falamos. 

Com o passar do tempo, é natural que se desfaça a noção de parentesco entre as famílias. Registramos portanto esta homenagem a nossos antepassados, especialmente aos irmãos patriarcas Inácio Martins de Souza e Domingos Martins de Souza.


Marcos de Souza


  • Cemitério de Nossa Senhora da Guia, obra fundada por Inácio Martins de Souza, no Deserto, Pedro Alexandre, Bahia.
  • Foto: Marcos de Souza (2010).

Um comentário: