quinta-feira, 3 de julho de 2025

Anita Souza de Oliveira (Nita de Sinhô)


No ano em que Carira completa 160 anos de história, rendemos nossa homenagem à memória de dona Nita de Sinhô, moradora do Descoberto.

Filha de Manoel Martins de Souza (Manezinho de Santa) e Maria Ângela de Jesus, ela era descendente declarada dos pioneiros de Carira, visto que seu avô paterno, Joaquim Aprígio Bispo, era filho do vaqueiro João Martins das Neves.

Nasceu no Carira, mas depois mudou-se, na companhia dos pais, para o Descoberto, onde foi auxiliar da professora Terezinha Simões.

Casou-se com José Alves de Oliveira, apelidado de Sinhô Niquileto, de quem teve duas filhas: Janice e Lúcia, criadas no Riacho Domingos, em Pedro Alexandre.

Com o correr do tempo, acabou voltando para o Descoberto, onde morou até o fim da vida.

Dona Nita foi também rezadeira. Com a idade avançada e enfrentando problemas de saúde, tinha memória de remotos acontecimentos de nossa história.

Faleceu em junho de 2017, ultrapassando os 90 anos de idade, depois de uma vida de lutas semelhante à de tantas mães sertanejas.

terça-feira, 3 de junho de 2025

João Martins das Neves, pioneiro de Carira - Sergipe.


 

Assinatura do vaqueiro João Martins das Neves, fundador de Carira.
Desde a construção das casas de João Martins e dos filhos Joaquim e Gonçalo, em 1865, até os dias atuais, temos, passo a passo, construído uma linda história, que completa 160 anos.
Que a nossa memória não seja ingrata a ponto de esquecermos os pioneiros de nossa terra.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Termo de casamento religioso de Henrique José de Almeida e Josefa Teodora, em Mãe Carira (1871).


 "Aos seis dias do mês de agosto de 1871, nas Matas de Mãe Carira, desta freguesia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, o Reverendo Francisco Antônio de Carvalho, com minha licença, depois de proclamados, ajuntou em matrimônio a Henrique José de Almeida, com idade de 21 anos, natural de Rosa Maria do Espírito Santo, com Josefa Teodora, com idade de 17 anos, legítima de João Martins das Neves e Maria Renovata, todos desta freguesia, e foram testemunhas Dionísio José, Manoel Vieira da Costa e Maria Marcelina.
E para constar se lavrou este termo que assino.
O vigário Domingos de Melo Resende".

Fonte: arquivo da Paróquia de Santo Antônio e Almas, de Itabaiana - Sergipe, em digitalização realizada pelo Familysearch.org